NOTÍCIAS     Sanidade

Biosseguridade, BPF e Boas Práticas de Manej

STEFAN ROHR VETERINÁRIO, GESTOR E CONSULTOR DA NEO CONSULTING FALA SOBRE BEM ESTAR ANIMAL, BIOSSEGURIDADE, BPF E BOAS PRÁTICAS DE MANEJO.

“Temos uma normativa IN113 referente ao bem estar animal. Onde alguns pontos dela já estão em vigor e outras tem datas para adequação.

É um ponto muito importante que nos garante competividade no mercado global. Todos nós sabemos que o Brasil é importantíssimo player no mercado do agronegócio, mas especificadamente no seguimento da suinocultura.

Temos vários profissionais envolvidos com o bem estar animal, publicações, livros, cartilhas das quais eu mesmo Stefan participei, que envolveram granjas, frigoríficos e transporte.


A biosseguridade precisa ser trabalhada fortemente, tem várias enfermidades que vem nos assolando. Tal como a peste suína africana, peste suína clássica e diversas outras doenças bacterianas.


Temos que pensar que existe a biosseguridade que é feita pelo serviço veterinário oficial pelo governo, para isso temos o plano nacional de sanidade suídia. Mas também é necessário que todos façam sua parte.


Em 2023 trabalhamos bastante a BPF (Boas Práticas de Fabricação) que está respaldado pela IN04, em função da solicitação da autorização do uso de medicação nas fábricas de rações.

Vale a pena a implementação do BPF na fábrica de ração e em outros setores da suinocultura. Na fábrica de ração, ela vai garantir a qualidade do alimento final.

Nas boas práticas de manejo, é necessário rever e aplicar os conceitos básicos nas granjas. Ter uma visão sistêmica e holística, entendo que nada é isolado no sistema de produção.


Contudo, encerro enfatizando o quanto desses “Bs” são importantes, fatíveis de serem implementadas, melhoradas e executadas por todos nós.

Deixe seu comentário