NOTÍCIAS     Mercado Interno

Índice de Custo de Produção do Suíno Paulista

Informativo Mensal

Na edição de março do Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção do Suíno Paulista (ICPS) detectou-se uma sutil variação dos custos de produção do animal terminado quando comparado ao mês anterior, fevereiro de 2024. Para a granja de ciclo completo representativa ICPS500 houve aumento de 0,02%, enquanto para a ICPS2000 um decréscimo de 0,04%.

Nas granjas paulistas com até 500 matrizes alojadas (ICPS500), os custos operacionais (COP) representaram 90,67% do custo total (CT), o que equivale a R$ 7,75 por kg de cevado produzido. Já para as granjas com 501 a 2000 matrizes alojadas (ICPS2000), os COP representaram 90,17% do CT, o equivalente a R$ 6,58. O COP é a soma dos custos variáveis (CV) e fixos operacionais (CFOP) de produção. Enquanto o CT é a somatória dos COP com os custos de oportunidade sobre o uso do capital e da terra (CO). As participações do CV, CFOP e CO no custo total podem ser observadas na Tabela 2

O componente com maior relevância no custo total de produção continua sendo a alimentação do plantel, correspondendo a 58,27% para a granja ICPS500 e 62,07% para a ICPS2000. Neste mês, os preços do milho e do farelo de soja apresentaram queda. Por serem os componentes de maior inclusão nas formulações, foi possível observar redução geral nos preços das dietas. No cenário econômico, a Taxa Selic registrou sua segunda queda consecutiva, atingindo 10,75% ao ano. Essa mudança traz implicações significativas para redução dos custos de oportunidade sobre o capital de giro. Além disso, após um longo período, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve sua alíquota aumentada de 7% para 12% no estado de São Paulo. Por fim, no mês de março também foi feita a atualização do inventário físico, indicando um aumento do preço para a maioria dos ativos. Essa alteração influência diretamente os custos com manutenções e depreciações, além dos custos de remuneração sobre o capital imobilizado. Tais fatores justificam o aumento dos custos para granjas menores, representadas pela ICPS500 que possuem menor rateio para os custos fixos, não sendo favorecidas pelos ganhos em escala.

Ao se comparar o custo de produção com o mesmo período do ano anterior (março de 2023), o indicador apresenta uma variação de -8,30 pontos percentuais para o ICPS500 e -9,91 pontos percentuais para o ICPS2000. O comportamento do ICPS mensal, para os últimos 13 meses de análise, pode ser observado na figura 1.

 

Deixe seu comentário