O consumo per capita de carne suína no Brasil aumentou 33,4% nos últimos 10 anos, alcançando 19,3 quilos por habitante em 2024. O avanço reflete um trabalho conjunto de toda a cadeia suinícola, de produtores e frigoríficos a varejistas e entidades setoriais, para ampliar a presença da proteína na mesa dos brasileiros.
Presidente da ABCS, Marcelo Lopes: “Esse crescimento expressivo é resultado de um esforço conjunto de toda a cadeia produtiva” – Foto: Divulgação/ABCS
Entre os destaques desse movimento está a atuação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que lidera campanhas de marketing e ações de aproximação com o consumidor. Uma das principais iniciativas é a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), que em 2025 deve impactar mais de 161 milhões de pessoas. Em 2024, a campanha elevou em 25% as vendas nas redes varejistas participantes.
A proposta é clara: quebrar mitos, valorizar a proteína suína e ampliar seu consumo no mercado interno. “Esse crescimento expressivo é resultado de um esforço conjunto de toda a cadeia produtiva. A ABCS tem o compromisso permanente de promover, desmistificar e ampliar o consumo da carne suína”, afirma Marcelo Lopes, presidente da entidade. “Trabalhamos para entregar informação de qualidade, aproximar o consumidor e valorizar o produto brasileiro”, complementa.
Com resultados consistentes, o setor aposta no engajamento de ponta a ponta da cadeia e na comunicação direta com o consumidor como caminhos para consolidar ainda mais a carne suína no prato do brasileiro.